Olá caros visitantes

Olá caros visitantes;
Somos o Luís e a Palmira da turma A do 12º ano e criamos este blog no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, com o intuito de vos dar a conhecer alguns dos nossos trabalhos enquanto grupo. Esperemos que gostem e sejam Bem Vindos!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Dispositivos informáticos utilizados na realidade virtual

Para um sistema de realidade virtual ser devidamente implementado, são requeridos vários equipamentos (gadgets) bastante avançados, implicando assim o uso de computadores com bastante capacidade de processamento.

Atualmente, já se efetuaram avanços significantes nesta tecnologia, particularmente na área das consolas de jogos. Dispositivos como o Kinect da Xbox 360, o Move da PS3 e o comando Wii da Nintendo são agora quase sempre utilizados.

Alguns destes equipamentos sao, por exemplo:

Luvas de dados (datagloves): Utilizadas para controlo e manipulação do ambiente virtual, consiste numa luva eletrónica que captura os vários movimentos das mãos e dedos.


Spacemouse: Utilizado para controlo e manipulação do ambiente virtual, um spacemouse consiste num dispositivo que permite um alto controlo do movimento, o que aumenta a produtividade dos utilizadores em aplicações de software 3D.


Ring Mouse: Utilizado para controlo e manipulação do ambiente virtual. Um ring mouse consiste num rato 3D sem fios, sendo a sua posição detetada através de sensores ultrassónicos no espaço. Bastante utilizado na realidade virtual.

HMD (Head-Mounted Display): Utilizado para visualização do ambiente virtual. O HMD consiste no dispositivo de visualização mais utilizado na realidade virtual. Consiste num capacete de visualização.


quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Interatividade


 No âmbito da primeira unidade "introdução á interatividade" o nosso grupo, pretende dar resposta aos seguintes tópicos: 
  • Interface Gráfica
  • Interatividade
  • Realidade virtual
 
 Interface gráfica do utilizador



 Entende-se por Interface Gráfica do utilizador como uma forma de interação com dispositivos como por exemplo, uma placa de vídeo, um rato, um teclado e uma placa mãe com os quais o usuário é capaz de selecionar símbolos e manipulá-los de forma a obter algum resultado prático. Esses símbolos são designados de widgets e são agrupados em kits.

Interatividade

 

 A interatividade permite ao utilizador dar instruções a um certo sistema e esse sistema ao receber a opção selecionada pelo utilizador irá captar a informação e assim responde a essa opção.












Realidade virtual


 
A realidade virtual permite a recriação da realidade a partir de ambientes simulados em computador, permitindo ao utilizador experimentar essa realidade visualizando objetos.
Os dispositivos utilizados na realidade virtual são: monitor, teclado,rato, webcam, joystick, capacete de visualização, luvas de interatividade, headphones, etc.






 Pesquisa baseada em: web grafia


quarta-feira, 17 de setembro de 2014


 Olá caros visitantes ,

Somos o Luís e a Palmira da turma A do 12º ano e criamos este blog no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, com o propósito de vos dar a conhecer alguns dos nossos trabalhos enquanto grupo. Esperemos que gostem e sejam bem vindos.