Olá caros visitantes

Olá caros visitantes;
Somos o Luís e a Palmira da turma A do 12º ano e criamos este blog no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, com o intuito de vos dar a conhecer alguns dos nossos trabalhos enquanto grupo. Esperemos que gostem e sejam Bem Vindos!

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Sabiam que o primeiro e-mail foi enviado há 45 anos?

Hoje circulam 100 milhões por minuto

 
A primeira mensagem de correio eletrónico ("e-mail") foi enviada há 45 anos, e nem sequer chegou completa porque o sistema se desligou, nada comparado com a atualidade e com os 100 milhões de "e-mails" enviados por minuto.

Os números têm tendência para se tornarem maiores ainda, à medida que a internet se vai expandindo. De acordo com a página Mashable, especializada em informação sobre a era digital, em cada dia são criados 144,8 mil milhões de "e-mails".
Hoje, em determinadas profissões, 28 por cento do trabalho semanal é gasto a ver o "e-mail", ainda que, de todas essas mensagens, só 14 por cento possam ser consideradas importantes. Publicidade não solicitada, mensagens falsas, recados de amigos e notificações de redes sociais, a dizer que alguém comentou alguma coisa, representam o resto.
De acordo com a mesma fonte, só em 2012 foram criadas 3,3 mil milhões de novas contas de "email", apenas um terço deles por motivos profissionais.
Tudo começou há menos de meio século, a 29 de outubro de 1969, quando Leonard Kleinrock, investigador da Universidade da Califórnia, enviou a mensagem "LO" para um seu colega, Douglas Engelbart. Leonard queria escrever "LOGIN" mas o sistema foi abaixo a meio.
Nos anos seguintes, este novo tipo de comunicação desenvolveu-se e apenas dois anos depois, em 1971, se criaram os primeiros programas para envio de "e-mail" e também o símbolo "arroba" (@). Até à década de 80 do século passado, a técnica foi-se perfeiçoando, começou a ser possível, por exemplo, enviar uma mensagem para mais do que um destinatário, ordenar e salvar mensagens, reencaminhar ou responder automaticamente ou anexar ficheiros.

Tipo de Média TEXTO

Para acabar a subunidade texto, a nossa mensagem de hoje tem como tema os significados á cerca da fonte tipográfica e tipos de fontes bitmapped e escalas.

Uma fonte tipográfica (também chamada de tipo ou, simplesmente, fonte) é um padrão, variedade ou coleção de caracteres tipográficos com o mesmo desenho ou atributos e, por vezes, com o mesmo tamanho (corpo).
Estas fontes são classificadas segundo suas principais características, as Serifas. Na tipografia, as Serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das hastes das letras. Temos como exemplo mais comuns a fonte Times New Roman.
Porém, ainda temos outros 5 tipos de fontes, umas derivam das serifadas, outras não se encaixam nas características acima citadas e são: Moderna, Script, Display, Black Letter e Não Latinas. Estas serão explicadas ao longo deste artigo.
 

As fontes bitmapperd são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. Estas são armazenadas em ficheiros de fontes onde são descritas as suas caracteristicas fisicas, ou seja, como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas familias.
Designa-se por familia um agrupamento de caracteres cujos traços são semelhantes, isto é, com carateristicas e detalhes idênticos que se repetem por todos eles.

Imagens convertidas para ASCII






segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ASCII Generator


De caracter para código ASCII

Através do site http://www.supertrafego.com/ms_codigo_ascii.asp podemos observar a descodificação de alguns caracteres para código ASCII.
Colocamos os nossos nomes e foi-nos dado o respetivo código.
Códigos ASCII
CaracterCódigo
L 76
u 117
i 105
s 115
32
e 101
32
P 80
a 97
l 108
m 109
i 105
r 114
a 97

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Código ASCII



Consiste num código binário (cadeias de bits: 0s e 1s) que codifica um conjunto de 128 sinais: 96 sinais gráficos (letras do alfabeto latino, sinais de pontuação e sinais matemáticos) e 32 sinais de controle. Cada código binário possui 8 bits.





 A codificação ASCII é usada para representar textos em computadores, equipamentos de comunicação, entre outros dispositivos que trabalham com texto.

Padrões de codificação de caracteres


Com o término da unidade Conceitos Básicos de Multimédia,  a nossa mensagem de hoje assenta em dar conhecimento acerca da subunidade TEXTO, sendo este o meio dominante para a apresentação de informação baseada em computador.

Padrões de codificação são um conjunto de caracteres para documentos XML e HTML. Isto significa que navegadores HTML e processadores XML comportam-se por padrão com uso da codificação Unicode. Contudo, isto não significa que documentos devam ser transmitidos com a codificação Unicode. Desde que agentes de usuário e servidores estejam em concordância, pode ser usada qualquer codificação que possa ser convertida para Unicode.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Grandezas informáticas

O nosso trabalho da aula hoje assenta no seguinte tópico acerca da temática Representação digital da informação:
  • grandezas informáticas:

     Assim como a água é medida em litros (L) e o açúcar é medido em quilos (Kg), os dados de um computador são medidos em “bits” e “bytes”. Cada valor do código binário é denominado “bit”, que é a menor unidade de informação.
     Os Computadores e outros componentes tecnológicos “entendem”, ou interpretam impulsos elétricos, negativos e positivos que são representados por 0’s e 1’s, respetivamente. A cada impulso elétrico damos o nome de bit. Um conjunto de 08 bits reunidos como uma única unidade forma um byte.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Multimédia


“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de média dinâmico (vídeo, áudio ou animação).”
Fluckiger, 1995 e Chapman & Chapman, 2000

Tipos de media:

A combinação ou conjugação dos media não é um conceito inovador. Pelo contrário, a integração dos media é algo perfeitamente natural para os seres humanos, que apreendem informação do mundo exterior através de todos os sentidos em simultâneo. Na realidade, é precisamente a separação dos media que não é natural e promove a impressão de artificialidade. Os sistemas e aplicações multimédia combinam os seguintes tipos de media ( ou tipos de informação multimédia):

 

  • Quanto à sua natureza espácio-temporal

 
 Quanto à sua natureza espácio-temporal media estáticos, discretos ou espaciais agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, texto e gráficos.

 

Quanto à sua natureza espácio-temporal media dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de media dinâmica.
 
  •  Quanto à sua origem
 Podem classificar-se em capturados ou sintetizados:
 
   Capturados:
São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras software específico.
 


Sintetizados:
São aqueles que são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.

 Modo de divulgação dos conteúdos

A divulgação de um determinado conteúdo multimédia pode classificar-se com
  • Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.

  • Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.