“Multimédia designa a combinação,
controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer
outro meio, pelo qual a informação possa ser
representada, armazenada, transmitida e
processada sob a forma digital, em que existe pelo
menos um tipo de média estático (texto,
gráficos ou imagens) e um tipo de média dinâmico (vídeo,
áudio ou animação).”
Fluckiger, 1995 e Chapman & Chapman, 2000Tipos de media:
A combinação ou conjugação dos media não é um conceito inovador. Pelo contrário, a integração dos media é algo perfeitamente natural para os seres humanos, que apreendem informação do mundo exterior através de todos os sentidos em simultâneo. Na realidade, é precisamente a separação dos media que não é natural e promove a impressão de artificialidade. Os sistemas e aplicações multimédia combinam os seguintes tipos de media ( ou tipos de informação multimédia):
- Quanto à sua natureza espácio-temporal
Quanto à sua natureza
espácio-temporal media estáticos, discretos ou espaciais agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como, por exemplo, texto e gráficos.
Quanto à sua natureza espácio-temporal media dinâmicos, contínuos ou temporais, agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de media dinâmica.
- Quanto à sua origem
Podem classificar-se em capturados ou sintetizados:
Capturados:
São aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, scanners, câmaras software específico.
Sintetizados:
São aqueles que são produzidos pelo próprio computador, através da utilização de hardware e de software específico.
Modo de divulgação dos conteúdos
A divulgação de um determinado conteúdo multimédia pode classificar-se com
- Online - Divulgação online significa a disponibilidade de uso imediato dos conteúdos multimédia. Pode ser efectuada, por exemplo, através da utilização de uma rede informática local ou da WWW.
- Offline - A divulgação offline de conteúdos multimédia é efectuada através da utilização de suportes de armazenamento, na maioria das vezes do tipo digital. Neste caso, os suportes de armazenamento mais utilizados são do tipo óptico, CD e DVD.
Sem comentários:
Enviar um comentário