Boa tarde caros visitantes,
Hoje vamos falar-vos de modelos de cor, tendo por base a explicitação de uns conceitos que achamos essenciais como: Pixel, Resolução, Profundidade de cor, Tamanho do ficheiro.
Um pixel é considerado como o menor componente de uma imagem digital. A definição de pixel é altamente dependente do contexto a qual a palavra está inserida. Por exemplo, pode ser "pixéis imprimíveis" de uma folha ou página, pixéis transportados por sinais eletrônicos, representado por valores digitais, pixéis em dispositivos de exibição como monitores ou pixéis presentes nos elementos fotossensores de uma câmara digital. Esta lista de definições não foi exaurida, e, dependendo de contexto específico, existem vários outros termos que podem ser sinônimos de pixel, tais como PEL, sample, byte, bit, dot, spot, etc. A expressão "pixels" pode ser usado de maneira abstrata, ou de maneira mais concreta como unidade de medida
Resolução: a resolução é a medida de definição da imagem. É expressa como pixels por polegada (PPI: pixels per inch (para tela ou monitor)) ou pontos por polegada (DPI: dots per inch (para impressão)) ou até mesmo amostras por polegada (para imagens escaneadas). A resolução leva em conta o tamanho da imagem (altura e largura) e é expressa pela quantidade de informação contida.
Profundidade de cor, ou color depth, é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.
Sem comentários:
Enviar um comentário